quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Telhado de vidro


Você já ouviu esta expressão em algum lugar. O termo “telhado de vidro” significa que todos nós temos o telhado de vidro e, portanto, jamais deveríamos jogar pedra nos outros porque estamos sujeitos a também termos o nosso telhado quebrado.
Nestes últimos dias tenho escutado algumas pessoas falando coisas ruins de outras como, por exemplo, as frases “Mas esta pessoa não presta!” e “Aprontou muito no passado e não merece a nossa ajuda!”. Mas, o que mais me admira, é que estes “julgadores” não são pessoas tão boazinhas assim como querem aparentar para a sociedade, pois também tem muita sujeira no seu passado e já cometeram muitos erros.
Na verdade todos nós julgamos os outros. Até mesmo sem querer. Mas todos nós também carregamos os nossos erros, as nossas culpas. Coisas que muitas vezes somente nós sabemos porque fazem parte da nossa intimidade. Então, porque não perdoar os erros do passado e ter uma atitude generosa com a outra pessoa? Será que somos tão superiores assim?
Quando julgamos alguém podemos estar prejudicando esta pessoa de alguma maneira. Não importa quem foi no passado, o que tenha feito de errado. Principalmente se estas atitudes ruins não prejudicaram os outros, apenas foram ruins para ela mesma.
Então, volte a olhar para dentro de si mesmo e, caso você realmente não encontrar nada de errado que tenha feito na sua vida, então está livre para falar mal dos outros e assim julgar e cometer injustiças. Você pode fazer isto porque é um ser humano perfeito!