quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Antigas amizades


Você tem parado uns instantes da sua vida e pensado no passado, nas amizades antigas, nas coisas que fazia, nos lugares que frequentava. E nestas horas, qual é o seu sentimento? Saudades ou nem quer lembrar?
Reconheço que fazíamos muitas bobagens, principalmente quando bem jovens, afinal éramos muito imaturos. Felizmente as bobagens não tiveram consequências drásticas, porque eram coisas inocentes da adolescência. Porém, houve algumas ocasiões que discussões mais sérias surgiram e ocasionaram uma ruptura, até mesmo entre grandes amizades. Garanto que você já passou por esta experiência ruim.
Mas, se parar para refletir verá que, quanto mais o tempo passa, mais apaga as mágoas e os ressentimentos do passado. Isto mesmo. Ressentimentos antigos que hoje não significam nada. Desentendimentos que, se você for pensar a fundo, nem lembra mais porque começaram. Podemos até rir deles.
Infelizmente muitos não pensam assim e sentem orgulho de dizer: “Fulano é meu inimigo. Nem lembro mais porque, faz muito tempo, só sei que é meu inimigo”.
Bobagem! Nestas horas é fundamental ter o coração aberto e disposto a esquecer o que já foi esquecido e perdoar. Diante da nossa vida atual, dos nossos problemas, aquelas briguinhas tolas são insignificantes. Não tem sentido algum.
Graças a tecnologia e a internet, tive a oportunidade de encontrar muitas destas pessoas que me distanciei no passado. Mas, também tive sorte, porque apesar de estarem morando muitos e muitos quilômetros da cidade onde moro, de ter perdido o contato há muitos anos, todas estavam abertas para recomeçar a amizade, felizes pelo reencontro. Este sentimento nos deixa leve, faz bem para todos. É uma sensação ótima. É bem fácil, basta abandonar o orgulho.

Nenhum comentário: