sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Vidrados em tecnologia



Experimente entregar um computador ou qualquer outro equipamento eletrônico para um adolescente ou até a crianças. É incrível, mas parece que já nasceram sabendo todas as funções deste equipamento, mesmo aquelas que ainda não aprenderam a ler.
Esta geração faz parte de uma nova era que estamos vivendo, a do conhecimento, onde a tecnologia tem um papel crucial para alavancar e manter as nossas empresas, indústrias, facilitar e divulgar pesquisas em geral.
O mercado de trabalho ainda aceita pessoas que pouco conhecem tecnologia e informática. Afinal, o "boom" teve início há poucos anos e muitos ainda não conseguiram se adaptar e acompanhar o ritmo desta evolução. Mas, certamente esse adulto sofre com esta falta de qualificação, podendo até mesmo estar desvalorizado dentro das empresas e nem mesmo ser admitido. Qual é o estabelecimento hoje que não possui um computador?
A sugestão é no sentido de que as pessoas percam o medo da tecnologia e se "arrisquem", pois esse caminho não tem mais volta. E isto é bom. A tecnologia deixa os dados bancários praticamente invioláveis, a comunicação mais rápida, as fotos mais bonitas (recursos do Photoshop), a imagem dos aparelhos de televisão mais perfeitos, os celulares com mais funções. Quem não quer isto para sua vida?
Uma coisa é certa: estes jovens de hoje terão muito mais facilidade de encontrar trabalho no futuro e poderão fazer ainda muito mais coisas maravilhosas para melhorar o nosso mundo. Quem duvida?
Entretanto, vale uma importante e oportuna ressalva: jamais deixemos de lado os valores básicos de vida, principalmente os relacionados à religião e família, afinal, trabalhamos com robôs, mas não somos um deles. Temos alma, coração, emoções e sentimentos. Precisamos saber dominar a "máquina" e na ausência desses valores pode suceder o contrário. Está ligado?