quarta-feira, 6 de abril de 2011

Sobrou para o cidadão

Na nossa sociedade existem coisas que dizem respeito ao governo e outras que dizem respeito aos cidadãos. Pagamos altos impostos e, muitas vezes, não obtemos resposta nas ações que dizem respeito ao governo, as quais tornariam os nossos dias melhores. Assim, muitas destas ações sobraram para nós, cidadãos, colocarmos em prática.
Lembro do dia que a comunidade de Arvorezinha fez um mutirão e se mobilizou para fazer melhorias no Hospital São João. Deixaram o pátio e o muro bonitos, limpos. Para executar este gesto foi necessário alocação de recursos por parte de algumas empresas e apenas um dia de dedicação dos voluntários. Um gesto louvável.
Atitudes como estas são raras na nossa sociedade, mas tem uma importância incrível. Primeiro, pelo gesto de tornar uma entidade melhor, mais bonita, mais organizada. Segundo, porque é uma oportunidade de ensinar aos jovens e crianças a importância de ser um cidadão e participar da comunidade que está inserido, fazendo boas ações. E, finalmente, porque o simples gesto de nós ajudarmos a pintar, organizar, limpar, faz com que todos nós, mais tarde, deixemos de estragar, porque vivenciamos o quanto é trabalhoso organizar.
Um dia no hospital. Outro dia nas escolas. Outro, nas praças e parques de lazer (quando a cidade tem o privilégio de ter, é claro).
Daí pensamos: Por que isso se já pagamos tantos impostos e é função do governo? Realmente é complicado, mas se nós não fizermos estes pequenos gestos, talvez ninguém faça. Na prática, as escolas e os hospitais recebem poucos recursos. Em alguns locais não existem praças e locais de lazer. Então, já que não nos fará nenhum mal, pelo contrário, nos sentiremos bem melhor, vamos agir e mostrar para a nossa juventude o quanto é importante o exercício da cidadania para termos um mundo melhor.