quarta-feira, 16 de março de 2011

Por que os erros se repetem?



Tive o privilégio de ter pais e familiares esclarecidos que me orientaram na adolescência sobre coisas que deveria e que não deveria fazer. Mas, mesmo assim cometi muitas bobagens. E não foi por falta de aviso. Mas isto eu tenho certeza que não aconteceu somente comigo.
Estas coisas me angustiam, porque todos os dias os nossos jovens recebem informações na mídia, nas escolas e em casa sobre o que fazer e o que não fazer. Sexo seguro, senão engravida precocemente, pega AIDS e outras doenças desagradáveis. Dirigir alcoolizado ou pegar carona com alguém que esteja pode te matar ou te deixar com seqüelas para o resto da vida, ou, o que é pior, matar outras pessoas inocentes. O mesmo dizer para a imprudência na direção. Beber álcool, fumar ou usar drogas pode te deixar dependente e acabar com tua vida.
Todos os dias, exatamente todos os dias da semana, a mídia tem feito muitas reportagens e matérias especiais para alertar as pessoas sobre estes problemas, principalmente aos jovens. Mas, infelizmente, as atitudes inconseqüentes tem se repetido, o que sugere que muitos devem considerar estes alertas bobagem.
Parece que nas diversões, as más companhias tem mais força do que o ensinamento recebido durante uma vida toda. E, fica claro também que, somente aqueles jovens que tiveram uma boa estrutura familiar são os que não se deixam influenciar por estes apelos negativos.
Para os pais não é uma tarefa fácil. Apenas quem tem um filho adolescente sabe o que é esta preocupação. Onde meu filho está, com quem está e o que está fazendo? É muito complicado. A gente recomenda, fala, ensina, fala novamente. Mas quando estão sozinhos, trilhando seus caminhos, nós, pais, sempre ficamos apreensivos. E não adianta trancar em casa e isolar do mundo. O certo é liberar com um certo controle e nunca desistir de orientar. Jovem tem que estudar, tem que ler bons livros, praticar esportes e ter uma religião. Jovem tem que ver nos pais a figura de um amigo em quem confiar, contar suas confidencias e pedir conselhos. Senão, pode usar o tempo livre para praticar coisas erradas, ou talvez pedir conselhos para pessoas erradas.
Na verdade, acredito que é um conjunto de atitudes que devem ter início quando os nossos filhos ainda são muito pequenos. Muito tarde, infelizmente, pode não dar mais tempo de voltar atrás e recuperar uma vida perdida.