quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Preparação para o Natal


Neste mês de dezembro muitas casas e empresas são decoradas para comemorar o Natal. As crianças, em especial, adoram participar destas decorações e também fazem pedidos ao Papai Noel escrevendo cartinhas e ficam na expectativa de receber os presentes que pediram, acreditando fielmente que o bom velhinho realmente existe. Todos os anos é sempre a mesma coisa, mas também é sempre uma época muito emocionante para todos nós.
Neste caso emocionante significa para mim alegria e tristeza ao mesmo tempo, porque apesar de participarmos de muitas festividades com as pessoas que amamos, fico pensando naqueles que estão passando fome, nas crianças que fizeram seus pedidos ao Papai Noel, muitas vezes até mesmo um prato de comida, um material escolar, um emprego para o seu pai e não são atendidas. Fico imaginando também aquelas pessoas que estão solitárias, doentes e nas famílias que estão desunidas.
As pessoas correm tanto de um lado para o outro comprando presentes para todo mundo e organizando uma sofisticada ceia de Natal, e se esquecem que o dia de Natal não é uma data comercial, mas com um significado muito mais profundo, o nascimento de Jesus Cristo que veio ao mundo para nos salvar.
Assim, imagino que o dia de Natal seria o momento ideal para aquelas pessoas que ficaram inimigas durante o transcorrer deste ano fazerem as pazes, para as pessoas exercitarem o seu lado espiritual pedindo a Deus para se tornarem pessoas melhores, menos egoístas, menos maldosas, menos calculistas e mais humanas. Seria perfeito também que as famílias neste dia ficassem mais unidas e com grandes demonstrações de carinho, já que a ceia é um momento que poderá ou não se tornar especial, depende somente das pessoas.
Não precisamos deixar de lado os presentes para aqueles que amamos, nem mesmo de tornar a nossa casa um lugar bonito e bem enfeitado, mas o que realmente vai importar para você ter um Natal espetacular é o sentimento de amor ao próximo e de gratidão.