sábado, 13 de março de 2010

"Aborrescência"


Adolescência. Aquela fase impossível, da rebeldia. Eu, particularmente, fui uma
adolescente rebelde. Os pais querendo educar e os filhos contrariar. Parece
que nada tá bom. Namoros, festas, amigos são o assunto principal. O estudo muitas vezes é deixado em segundo plano.
Simplesmente os adolescentes, ao menos a grande maioria, ignoram os anos de sabedoria dos seus pais e preferem fazer tentativas, cometer erros e, algumas vezes, aprender com eles. Parece que isto nunca vai mudar, a diferença é que agora é tudo mais precoce, pois um jovem com 12 anos já pode ser considerado adolescente. Achei uma fase bem bacana e acho legal que todos os jovens tenham a oportunidade de vivenciar com intensidade. Eu vivi a minha e não me arrependo. Porém, acho que muita energia desperdiçada com a rebeldia ou com coisas fúteis pode ser canalizada para o esporte, leitura, estudos, etc. Os pais querem passar esta lição aos filhos, mas geralmente não conseguem, ou pela falta de experiência, conhecimento e paciência ou pelo excesso de rebeldia do filho. E, por incrível que pareça, mais tarde, este mesmo jovem vai se dar conta que os pais sempre tem razão. É o nível de maturidade que vai determinar quando isto vai acontecer, quanto mais cedo melhor. Geralmente no auge da adolescência, principalmente quando os amigos oferecem bebidas, drogas ou então dirigem veículos com irresponsabilidade, a cabeça do jovem deve estar muito bem estruturada para saber dizer o não e não se influenciar pelo momento. Daí vem a educação recebida e os valores passados, a conversa, a estrutura familiar. Os pais nunca desejam o pior para os filhos, ao menos não deveriam. Mas falta a maneira certa de passar este seu melhor. E falta aos jovens a perspicácia em saber que seus pais já viveram muito e que certamente o que estão dizendo está correto. Apesar dos tempos terem evoluído, o amor e a experiência de vida dos pais permanece sempre igual. Melhor ainda quando estes pais também souberam aproveitar a sua adolescência e souberam tirar lições proveitosas desta fase.
Então aí vai a minha sugestão: pais deixem seus filhos curtir esta fase que é única e não volta nunca mais, mas sejam amigos dos seus filhos, dando apoio e orientação nas suas dúvidas e questionamentos. Filhos, tenham uma adolescência feliz, saudável e contem sempre com aqueles que, com certeza, querem o melhor para vocês.

Nenhum comentário: