sábado, 13 de março de 2010

Qualidade de Vida

Já morei em dez cidades diferentes, sejam elas capitais, de porte médio e de porte pequeno. Moro em Arvorezinha há dez anos e gosto muito daqui. Na verdade, devido às circunstâncias precisei me acostumar com ela e agora pretendo não deixá-la. Já me considero uma cidadã arvorezinhense.
É claro que morar aqui, uma cidade com cerca de dez mil habitantes, tem suas desvantagens, como a falta de opções de lazer, de gastronomia, de cultura, dificuldade para adquirir alguns produtos e recursos médicos. Eu também sinto a falta do mar, da praia, pois sempre sonhei em abrir a janela da minha casa e ter o mar para ver todos os dias.
Porém, morar em cidades pequenas tem grandes vantagens em comparação com as grandes cidades, principalmente em relação a qualidade de vida proporcionada. Não tem preço chegar ao trabalho em cinco minutos, e isto só dá valor quem já precisou tomar três conduções diferentes e levar quase duas horas de viagem. Outra coisa legal é almoçar com a família todos os dias da semana, apesar do tempo ser curto. Cidades pequenas também tem índices baixos de violência, o que é muito bom para criar os filhos, principalmente as crianças, e ter a possibilidade de morar em uma casa, ao invés de trancafiado em um apartamento.
Na verdade precisamos aprender a viver em uma cidade tão pequena e com tão poucas opções. Felizmente hoje existe a internet que nos dá condições de igualdade para comprarmos o que quisermos como se estivéssemos em qualquer lugar do mundo, como livros, cd´s, ou outros produtos que por aqui não se encontra. Em relação ao lazer, gastronomia diferenciada, recursos médicos, buscamos em outras cidades próximas.
Gostaria muito que Arvorezinha ganhasse, com a conclusão do asfalto até Soledade, mais opções, até mesmo para os jovens que hoje precisam se concentrar nos postos de gasolina. Aliás, esta opção também já está terminando, devido a movimentação e ao excesso de barulho que incomoda os vizinhos destes locais.
Outra coisa que sinto falta por aqui é uma praça, um parque para lazer, para as crianças brincarem, andarem de bicicleta e os adultos se reunirem, com muitos bancos, árvores, etc. Muitas vezes nos deslocamos até a praça de Ilópolis, e encontramos muitos moradores de Arvorezinha por lá, porém não é uma opção que todos tem acesso. Isto também faz parte da qualidade de vida de uma cidade.
Dentre as vantagens e desvantagens das cidades grandes e pequenas, fico com as pequenas, é claro, fazendo algumas mudanças e fico na torcida que somente as coisas boas cheguem por aqui!

Nenhum comentário: